Avançar para o conteúdo principal

Implanon. A minha experiência.

O implanon. Vou abrir aqui um tópico sobre isto para quem tem dúvidas ou pensa colocar um. 

Ora, depois de ter o Santiago tomei a pílula de amamentação até ele ter 1 ano e 1 mês. Depois, em consulta com a dra de família perguntei quais as opções que tinha para não estar todos os dias a tomar um comprimido. Disse-me que teria o Diu com duração de 5 anos ou o implanon colocado no braço com duração de 3 anos - libertam diariamente uma pequena quantidade de hormonas para a corrente sanguínea que impedem a ovulação e tornam mais espesso o muco do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozoides - definição retirada da Wikipédia. Optei, então, pela última. (3 anos parecia-me perfeito mas não contei com os 9 meses de gravidez!) Marcou-me uma data para lá ir colocar. Explicou-me que nessa data não poderia estar a menstruar - único requisito. Chegada lá, a dra e uma enfermeira deram-me anestesia local e fizeram um corte minúsculo no braço esquerdo e colocaram o implanon. Colocaram umas mini fitas e depois um penso maior a tirar passadas 48h. Naquele momento não doeu nada. Nas horas seguintes sentia um incómodo no braço pois estava dorido mas perfeitamente suportável. A dra explicou que podia passar a ter menstruação todos os meses em maior quantidade, ter e depois deixar de ter ou deixar mesmo de menstruar e que só poderia tirar após os 3 anos. Durante os primeiros 3 meses menstruei muito. Depois fiquei uns 2 meses sem menstruar. Depois veio mês a mês... Bem foi assim durante ano e meio. Depois de muito pedir para retirar agora que quero ter um bebé, a dra acedeu ao meu pedido. Isto porque os médicos não gostam da ideia de quem coloca por 3 anos e depois decide tirar antes do tempo até porque, segundo os mesmos, o implanon custa muito valor ao Estado. Novamente, marcou-me dia e hora e lá fui eu. A mesma situação. Anestesia local, um corte muito pequenino e já está. Sem dor e super rápido. 

Agora, o meu feedback: no geral, gostei da opção que fiz. Sem problemas, não engordei, nada incómodo, sem alterações de humor. Quanto aos aspetos negativos, nos três primeiros meses que menstruei muito senti-me super arrependida e chateada pois a dra disse-me logo que não era para tirar antes dos 3 anos e que se fosse preciso tomaria uns comprimidos que ajudaria a não menstruar tanto e senti (e desculpem a assertividade!) pouca lubrificação durante as relações e parece-me a mim ter sido devido ao implanon.

Agora, que venha o mano/a do Santiago!!! 


 

Comentários

  1. Gostei de ler sobre a tua experiência, a minha duvida é, pode-se colocar estando a amamentar? Queria era colocar já para não ter de tomar a pilula, que me tem deixado a mestruação muito desrregulada, eu que pensei que não iria ter enquanto amamentasse, mas enganei-me.

    ResponderEliminar
  2. Uma amiga teve que o tirar passado pouco, não se adaptou.
    Mas cada caso é diferente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por acaso parece ser uma ótima opção.

    ResponderEliminar
  4. Acho que esta opção não daria para mim. Para além de me fazer alguma confusão a forma de colocar e retirar, acho que acaba por ser um pouco imprevisível, ora podemos ter muita menstruação, ora pouca ou até mesmo nenhuma...
    Que venha o/a bebé! Tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  5. Por aqui ainda continuamos com a pílula de amamentação e sem menstruar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas... ❤

Mensagens populares deste blogue

Os dias, as horas e minutos

A minha menina já tem 10 meses. Pocha, tempo! Vai devagar. Abranda... Olho para ela e parece que não aproveitei nada. Cada segundo foi passado entre uma troca de fralda e/ou uma sesta. E ela cresceu. Cresceu tanto que já quase está a ir para a creche. E eu, como fico no coração apertado de mãe? Ela é linda. Cada abracinho apertadinho dela faz-me ir às nuvens e voltar em segundos. Cliché, eu sei. Mas é muito isto. Durante estes 10 meses (10 meses!!!!) só houve espaço para amar. Cada centímetro dela é um regozijo meu. Delicia-me. (Já disse que é linda?) Setembro está aí à porta e eu estou na ansiedade de a deixar. Sei que tenho de lhe dar asas. Eu sei. Mas custa muito. E se já vivi isto com o irmão mas... Dizem que custa sempre e a mim está a custar. Há 10 meses que não sou a C. Mulher, a C. Independente, a C. Profissional. Há 10 meses que sou a C. Mãe a tempo inteiro. Sinto falta de ser eu. Ter a minha rotina, as conversas fora de fraldas... E sei que tudo isso vai voltar mas isso signi...

O que se ouve por aí

enquanto se está grávida ouve-se um pouco de tudo. quando o bebé nasce e pensamos que as "opiniões alheias" terminaram, eis que não! escolhi algumas dessas "sugestões":

Para mais tarde recordar...

mais um ano que iniciou e, como sabem, para mim vai ser de todo diferente (no mínimo!). contudo, no outro dia andava por aqui neste nosso mundo e encontrei o blog da Ana Rita que tinha uma publicação que, para mim, bastante original! podem vê-la aqui . talvez eu esteja um pouco "out" e esta ideia até já vos tenha surgido mas eu adorei e vou seguir com ela!