Avançar para o conteúdo principal

Implanon. A minha experiência.

O implanon. Vou abrir aqui um tópico sobre isto para quem tem dúvidas ou pensa colocar um. 

Ora, depois de ter o Santiago tomei a pílula de amamentação até ele ter 1 ano e 1 mês. Depois, em consulta com a dra de família perguntei quais as opções que tinha para não estar todos os dias a tomar um comprimido. Disse-me que teria o Diu com duração de 5 anos ou o implanon colocado no braço com duração de 3 anos - libertam diariamente uma pequena quantidade de hormonas para a corrente sanguínea que impedem a ovulação e tornam mais espesso o muco do colo do útero, dificultando a entrada de espermatozoides - definição retirada da Wikipédia. Optei, então, pela última. (3 anos parecia-me perfeito mas não contei com os 9 meses de gravidez!) Marcou-me uma data para lá ir colocar. Explicou-me que nessa data não poderia estar a menstruar - único requisito. Chegada lá, a dra e uma enfermeira deram-me anestesia local e fizeram um corte minúsculo no braço esquerdo e colocaram o implanon. Colocaram umas mini fitas e depois um penso maior a tirar passadas 48h. Naquele momento não doeu nada. Nas horas seguintes sentia um incómodo no braço pois estava dorido mas perfeitamente suportável. A dra explicou que podia passar a ter menstruação todos os meses em maior quantidade, ter e depois deixar de ter ou deixar mesmo de menstruar e que só poderia tirar após os 3 anos. Durante os primeiros 3 meses menstruei muito. Depois fiquei uns 2 meses sem menstruar. Depois veio mês a mês... Bem foi assim durante ano e meio. Depois de muito pedir para retirar agora que quero ter um bebé, a dra acedeu ao meu pedido. Isto porque os médicos não gostam da ideia de quem coloca por 3 anos e depois decide tirar antes do tempo até porque, segundo os mesmos, o implanon custa muito valor ao Estado. Novamente, marcou-me dia e hora e lá fui eu. A mesma situação. Anestesia local, um corte muito pequenino e já está. Sem dor e super rápido. 

Agora, o meu feedback: no geral, gostei da opção que fiz. Sem problemas, não engordei, nada incómodo, sem alterações de humor. Quanto aos aspetos negativos, nos três primeiros meses que menstruei muito senti-me super arrependida e chateada pois a dra disse-me logo que não era para tirar antes dos 3 anos e que se fosse preciso tomaria uns comprimidos que ajudaria a não menstruar tanto e senti (e desculpem a assertividade!) pouca lubrificação durante as relações e parece-me a mim ter sido devido ao implanon.

Agora, que venha o mano/a do Santiago!!! 


 

Comentários

  1. Gostei de ler sobre a tua experiência, a minha duvida é, pode-se colocar estando a amamentar? Queria era colocar já para não ter de tomar a pilula, que me tem deixado a mestruação muito desrregulada, eu que pensei que não iria ter enquanto amamentasse, mas enganei-me.

    ResponderEliminar
  2. Uma amiga teve que o tirar passado pouco, não se adaptou.
    Mas cada caso é diferente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por acaso parece ser uma ótima opção.

    ResponderEliminar
  4. Acho que esta opção não daria para mim. Para além de me fazer alguma confusão a forma de colocar e retirar, acho que acaba por ser um pouco imprevisível, ora podemos ter muita menstruação, ora pouca ou até mesmo nenhuma...
    Que venha o/a bebé! Tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  5. Por aqui ainda continuamos com a pílula de amamentação e sem menstruar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas... ❤

Mensagens populares deste blogue

Amor para a vida toda

escrevo-vos ainda na última noite passada na cama da maternidade. sim, já nasceu! a sensação? única. maravilhosa. inexplicável. avassaladora. não sei como  dizer da melhor forma que é bom demais!

Sunshine Blogger Award

fui nomeada para o sunshine blogger award pela Titica ! obrigada desde já por te teres lembrado de mim! é um prazer enorme participar neste ciclo.

O que se ouve por aí

enquanto se está grávida ouve-se um pouco de tudo. quando o bebé nasce e pensamos que as "opiniões alheias" terminaram, eis que não! escolhi algumas dessas "sugestões":