Avançar para o conteúdo principal

Grávida mas feliz!

Resultado de imagem para pregnancy tumblr



a gravidez. 9 meses de pura felicidade. com ela surge a curiosidade de todo um novo mundo. as hormonas envolvem-se numa montanha russa de sentimentos que ora nos dão para rir ora para chorar. surgem as dúvidas que nunca nos tinham passado pela cabeça. na rua, a visão fica em túnel focando apenas nos bebés que se atravessam a cada esquina. todos são lindos e fazem gracinhas. aumenta a
nossa ansiedade! as lojas de crianças parecem estar iluminadas com setas a pedir que entremos. um mundo novo, portanto. novas perspectivas. novas prioridades. novos temas de conversas. tudo muda. e por enquanto, estamos só na fase da gravidez.
começam os enjoos logo no primeiro trimestre. mentira! nunca tive! sim, fui uma sortuda, confesso. aliás... apenas a "barriga inchada" me deu para desconfiar que algo não estava certo. eu que nunca tive barriga, como pode ela estar deste tamanho? bem... os peitos? sim! crescem! eu que nunca tive um peito grande, como pode estar maior? o cansaço... bem, nem vamos falar nele...! um cansaço enorme se abateu sobre mim. sentia-me de todo sem energia e a falta de paciência era incomodativa. desejos de fruta, queijo, chocolate, bolos, salgados... também não. fui uma recém mamã pouco chata pois apenas tive um, um sumo de laranja natural. e que bem que me soube...! uma grávida come por dois. também não.  a falta de apetite era uma constante. levava a comida à boca e demorava 10 minutos em cada grafada mas sabia que tinha de comer. e eu que sempre comi tão bem! precisava de vitaminas, pensava eu. o teste de gravidez esclareceu tudo! os dois risquinhos naquela "caneta" foram muito esclarecedores. 
segundo trimestre e tudo corre às mil maravilhas. comparo a minha barriga às demais e... "seis meses??? não pode ser! com essa bolinha? ahh o bebé vai ser pequenino." bem... há que saber que o tamanho do bebé não é proporcional ao tamanho da barriga! e sorte a minha que ainda durmo bem e consigo atar os atacadores. afinal, e como costumo dizer, ele tem muito tempo para crescer cá fora! sou feliz na minha ideia! contudo, disse até aqui que enjoos, zero! mas, aparece a azia durante uns 4 dias sensivelmente... (algum sintoma de grávida havia de ter ou não seria uma merecedora de partilhas de sintomas com outras mães!) também coisa pouca para outras histórias que já ouvi. continuo a sentir-me a grávida mais sortuda! 
hoje, pela manhã, fomos fazer a análise ao sangue para medir o nível de glucose. já tinha ouvido falar muito mal deste exame mas mesmo reticente sabia que não podia continuar a adiar. o pai acompanhou-nos. a análise consiste em tirar sangue, beber de seguida um líquido com 75gr de açúcar com sabor a laranja e aguardar 1h. voltamos a tirar sangue e esperamos nova 1h para retirar sangue novamente. exame concluído. ou não! bebi o tal líquido a custo e aguardei. passaram uns amargos 40 minutos sensivelmente quando pedi ao pai que me desse o saco com o qual eu já vinha prevenida de casa. se estava uma temperatura amena, rapidamente subiu um calor por mim acima junto com falta de ar e forças. fechei os olhos e já não tinha como responder ao pai do bebé que preocupado me questionava como podia ajudar. lembro-me de olhar para o lado e sentir-me a poucos segundos de desmaiar quando vomitei todo o líquido que devia guardar no estômago. impensável! sufoquei e só queria voltar a respirar. a custo lá consegui e tudo normalizou. sei que saí daquele gabinete a tremer de frio. pálida não fosse já eu uma branca de neve. uma manhã a não repetir. ou assim espero. exame incompleto. 
em resumo, estar grávida é das melhores sensações! enjoamos (eu não!), a barriga e tudo mais cresce (sim, cresce mesmo!), as estrias aparecem para mais tarde lembrarmos que fomos nós que trouxemos ao mundo aquele lindo bebé (ainda não encontrei nenhuma, mas... vamos continuar a pôr creme!), o sono vai dando conta porque já não há posição para dormir (ora para a esquerda, ora para a direita!), a roupa começa a ser pouca para tanta que temos no roupeiro (começa uma maratona às roupas mais largas!), a casa torna-se pequena para tudo o que o bebé traz consigo (kit para isto, kit para aquilo...), os sonhos ditos normais dão lugar a autênticas batalhas campais com bichos e coisas estranhas (sim, tudo muito estranho!), as casas de banho tornam-se nossas melhores amigas de 10 em 10 minutos (a bexiga parece uma autêntica fábrica em produção acumulada) mas dentro de todas estas peripécias, o bebé dá um pontapé e já esquecemos tudo e a gravidez é um mar de emoções e um estado de graça que não troco por nada!!!

Comentários

  1. Linda foto. Felicidades 🍼

    ResponderEliminar
  2. Já fiz essa análise há uns 10 anos, com sabor a limão, uii não vomitei mas pouco faltou. Ainda bem que nunca mais repeti, foi terrivel. Ainda para mais sou pessoa que saia as 9h ou às 6h da manhã de casa já tenho de levar o pequeno almoço tomado senão caio para o chão.

    ResponderEliminar
  3. Como me lembrei da minha gravidez a cada palavra que li. Assim como tu não enjoei, apenas senti azia nos últimos meses e foram uns dias. A barriga nunca foi Grande, e detestava ouvir palpites que o bebê ia ser pequeno. Até teve de nascer antes porque o médico disse que nao estava a desenvolver, mas no fim aibda nasceu com mais peso que eu. São momentos que nunca vou esquecer. A gravidez e algo lindo que nos marca para a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R: Ele agora está bem, felizmente foi medicado a tempo e a síndrome não lhe afectou o coração.

      Eliminar
    2. Que bom! Que tudo corra bem para o menino e para os pais! Um sorriso dele será sempre o vosso! :')

      Eliminar
  4. Eu amei estar grávida. A minha barriga também não cresceu muito, acho que só a partir dos 7 meses é que realmente não dava para esconder mais. E também tive azia (uma dica para isso é beber leite, comigo resultava sempre). Muitos parabéns e aproveita bem esta fase linda :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda não sou mamã mas já ouvi falar bastante desse exame, é pena teres passado mal e teres que repetir esse processo todo de novo. Não sei qual seria o meu dia, de me sentir num estado de graça como tu sentes, mas seja qual for a minha experiência no futuro, tenho inveja de ainda não estar na mesma situação que tu.
    Aproveita todos os momentinhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Ainda não sou mãe mas estou ansiosa por sê-lo. Trabalhar com crianças faz o meu relógio tocar de forma descontrolada!!

    Espero que continue tudo a correr super bem!! :D

    ResponderEliminar
  7. Tirei a semana para falar do
    meu cachorro e das mulheres que
    amo. Amanhã, será o dia dEle e,
    é claro, rabiscarei alguma coisa
    para falar da gente, dEle e de mim.

    Bom Natal e bom domingo.

    Ah, eu a estou seguindo e se você
    achar que o meu blog merece, siga-
    me também que a gente agradece.
    Um Beijo,

    silvioafonso



    .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas... ❤

Mensagens populares deste blogue

Amor para a vida toda

escrevo-vos ainda na última noite passada na cama da maternidade. sim, já nasceu! a sensação? única. maravilhosa. inexplicável. avassaladora. não sei como  dizer da melhor forma que é bom demais!

Sunshine Blogger Award

fui nomeada para o sunshine blogger award pela Titica ! obrigada desde já por te teres lembrado de mim! é um prazer enorme participar neste ciclo.

O que se ouve por aí

enquanto se está grávida ouve-se um pouco de tudo. quando o bebé nasce e pensamos que as "opiniões alheias" terminaram, eis que não! escolhi algumas dessas "sugestões":