Avançar para o conteúdo principal

Aula de Preparação para o Parto #1


Imagem relacionada

decidi criar neste blog uma rubrica relativa às aulas de preparação para o parto. 

achei pertinente partilhar convosco esta minha nova aventura e poder, quiçá, ajudar também quem está desse lado ou até (quem sabe) despertar o vosso relógio biológico (risos)!
as aulas iniciaram hoje e com elas vou desmistificando todas as minhas dúvidas, inquietações, mitos e tudo o que mais advém deste mundo que são os bebés e todos os cuidados que acarretam.

a aula é dada por uma enfermeira obstetra e parteira que tem todo um vasto conhecimento e episódios por partilhar.
nesta primeira aula demos início às apresentações. o grupo de mães é escolhido pelo tempo de gestação. várias barrigas, vários tamanhos mas todas com o mesmo tempo, mais dia menos dia. sim! porque (embora seja erro frequente) o tempo e crescimento do bebé não se mede pelo tamanho da barriga! 
ah, também estas atividades não são apenas para as mães. também os pais podem e devem participar!

apresentações à parte, avançamos para um tema (para mim) desconhecido como muitos outros futuros deverão ser: contrações de braxton (Bh). estas contrações começam pelas 28 semanas e são mais frequentes e sentidas na 2ª gravidez. são curtas, irregulares e sem dor. o útero contrai e descontrai. quando a mãe se sente desconfortável deverá deitar-se e beber água. estas contrações nada referenciam que o bebé está para nascer, contudo, se não terminarem a mãe deverá dirigir-se ao hospital. 
sabiam que podem e devem fazer uma visita guiada à maternidade onde pretendem ter o bebé? esta visita é feita por marcação no hospital ou por email. será formado um grupo de mães e deverão levar o acompanhante que pretendem que esteja presente no dia do parto. esta visita é feita por volta das 35 semanas de gestação e permite conhecer a sala de partos, a maternidade bem como o registo onde deverão dar entrada dos papéis do recém nascido. assim já não sendo um desconhecido a mãe sentir-se-à mais à vontade quando der entrada para o tão esperado dia. 
por estas semanas o bebé mexe todos os dias e a mãe deverá estar atenta aos seus movimentos. não existem movimentos em excesso ("ah o meu bebé não pára, é muito irrequieto!") mas existe a ausência de movimentos. isso não poderá acontecer. caso a mãe note que o bebé não mexe há longos períodos deverá comer qualquer coisa doce (fruta, chocolate...) e deitar-se esperando que ele responda. deverá estimulá-lo fazendo festas sobre a barriga. caso a mãe não sinta qualquer movimento deverá deslocar-se também às urgências. 
também serão comuns os soluços. o bebé não respira. o oxigénio e o dióxido de carbono entram e saem pelo cordão umbilical mas os pulmões fazem a sua função não com ar mas com o líquido amniótico e são os últimos órgãos a amadurecer. os soluços diferenciam-se por serem ritmados. para mães de segunda viagem, saberão diferenciar mais facilmente pelo que os famosos pontapés são bem mais fortes assim como as mãos do bebé serão sentidas por um ligeiro formigueiro abaixo da zona do biquini. será interessante agora conseguir diferenciar estas oscilações que sentimos mas que não fazemos ideia do que se passa aqui dentro!
um dos mitos relacionados com a gravidez é a barriga mais para cima ou para baixo. isto não significa que as barrigas mais descaídas estejam em parto eminente. esta variação muito se deve à anatomia de mãe para mãe do que propriamente à posição do bebé. 
para as futuras mães, o melhor exercício a praticar será a caminhada. o calçado e a postura serão importantes. calçado raso para não haver lugar a quedas ou lesões nos tornozelos e as costas direitas para não esforçar os ossos minúsculos da nossa coluna. sim, porque dores nas costas começam a ser o prato do dia! 
outra questão importante é relativa à posição enquanto dormimos e quanto incómoda esta se pode tornar (estou cansada de dormir do lado esquerdo para o direito e vice-versa!). a melhor posição é deitar-mo-nos para o lado esquerdo facilitando uma melhor circulação sanguínea para a mãe e para o bebé ou em último caso para o lado direito. deitar de barriga para cima pode deixar a mãe com falta de ar uma vez que o seu filho irá pressionar a veia cava causando falta de ar e mau estar. 
por fim, foi-nos apresentada a famosa bola de pilates. eu não sou frequentadora de ginásios e nunca tinha visto muito interesse nesta bola, contudo, confesso-vos que a partir de hoje sou fã nº1! fizemos alguns exercícios práticos de alongamentos e ginástica com a dita bola e as minhas costas agradeceram por uma vida! também acabei por descobrir músculos que não sabia existirem!

bem, terminada a aula de hoje, posso dizer com certeza que valeu a pena a experiência e aconselho vivamente estas aulas para quem puder e tiver essa disponibilidade ainda que não seja mãe de primeira viagem. sim, também temos mães de segunda vez que não fizeram do primeiro filho mas querem aprender mais para esta segunda gravidez.
confidencio-vos que num dos episódios que a enfermeira nos contou, um casal que não aderiu às aulas, quando foram fazer o teste do pezinho ao recém nascido pediram ajuda no sentido de como deviam lavar as costas do bebé uma vez que não sabiam como virá-lo no banho. sim, todas as questões se tornam pertinentes e todas elas surgem quando temos nos nossos braços um ser tão pequenino. nunca sabemos o suficiente quando se trata de bebés! 

posso já dizer-vos que na próxima semana a aula será sobre a higiene do bebé. dos cuidados a ter desde a ponta dos cabelos à ponta dos pés, os produtos a utilizar, como cortar as unhas e todos os demais cuidados.

agora gostava de saber a vossa opinião... acham importante eu partilhar esta experiência? e vocês já fizeram ou pretendem fazer as aulas? 

Comentários

  1. R.Muitos bloggers têm parceria com eles, até foi assim que descobri. Manda um mail para eles, explicam-te tudinho mas basicamente recebes 1 livro por mês (à tua escolha ou sugestão deles, como preferires) e tens de falar sobre esse livro no teu blog, mencionar a editora etc. Fala com eles, é melhor ;)

    ResponderEliminar
  2. Nunca frequentei estas aulas, até porque nunca estive grávida, mas um dia que esteja acho que vou aproveitar a experiência, porque acredito que podem mesmo ser úteis :)

    r: Sim, vale mesmo a pena!

    ResponderEliminar
  3. Quando andei grávida da minha primeira filha já existiam essas aulas, mas o meu obstetra não mas aconselhou, da segunda filha já sabia como proceder, portanto nunca as fiz.
    Tu é que deves decidir essa partilha se achas pertinente.

    ResponderEliminar
  4. É algo que vou querer fazer quando estiver grávida :)

    ResponderEliminar
  5. Uau pareceu-me umas aulas super interessantes até para quem não está grávida como eu :p
    Deve ser tão giro sentir as mãos, os soluços e tudo isso. Uma vez a bebé de uma amiga de família já tinha dado a volta e dava para sentir os pés dela achei tão giro!

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui a essas aulas, vim da suíça já a meio da gravidez e quando ia começar as aulas aqui em Portugal tive essas contracções que me obrigaram a estar de repouso absoluto durante 15 dias, e o resto do tempo sem grandes esforços. Isto porque andei a fazer mudanças e a carregar pesos antes.

    ResponderEliminar
  7. r: Tenho mesmo que ver o filme :)

    ResponderEliminar
  8. Quando estava grávida também assisti a aulas pré-parto. Ajudou a esclarecer algumas dúvidas e também tinha uma vertente prática muito importante com exercícios de respiração e aulas dentro de água. Aconselho vivamente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajuda muito! Sem dúvida! :) até para quem acha que já sabe tudo aprende sempre mais qualquer coisa...

      Eliminar
  9. É.me inconcebível estar grávida e não fazer estas aulas! Ia entrar em pânico de certeza! x)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas... ❤

Mensagens populares deste blogue

O que se ouve por aí

enquanto se está grávida ouve-se um pouco de tudo. quando o bebé nasce e pensamos que as "opiniões alheias" terminaram, eis que não! escolhi algumas dessas "sugestões":

O bebé está bem, obrigada!

"será que o teu leite é bom?" pois bem, ouço isto a cada vez que o bebé chora! mas será que a sociedade não está pronta para ver as mães a darem de mamar? porque é que sempre que o bebé chora tem de ser fome?

Sunshine Blogger Award

fui nomeada para o sunshine blogger award pela Titica ! obrigada desde já por te teres lembrado de mim! é um prazer enorme participar neste ciclo.