Avançar para o conteúdo principal

É viver e aprender!


quase um aninho de santiago! um aninho de verdadeira aprendizagem para ambas as partes. o que mudou na minha vida? tudo!!! nós vemos bebés quase todos os dias, temos bebés no seio familiar, pegamos ao colo e fazemos a gracinha do bla bla
bla... mas cuidar de um recém nascido? oh que verdadeira aventura! aprendi que mãe tem sono, muito sono! mãe não tem tempo. também não tem mais a manta no sofá e o zapping. a lida da casa fica para quando há "tempo" entre uma sesta e outra do pequeno. eles mamam de 3 em 3h. certo! mas entre uma troca de fralda, uma brincadeira, um banho e uma troca de roupa já falta menos de 1.30h para que volte à mama. tive dias em que pensei 'o que fiz hoje?' dei mama. simplesmente tinha dado mama. comer comida quente? habituamo-nos a uma temperatura mais ao natural. faz parte! hoje já passámos muitas destas fases. hoje este pequeno e antes recém nascido já gatinha (quase anda), cai mil vezes, faz gracinhas, goza connosco (sim, já goza quando a conversa não lhe agrada!), já ajuda a vestir (ou desajuda quando esperneia e ri-se com o meu desassossego!). muita coisa mudou neste ano. o cabelinho dele passou por várias mudanças. desde a queda total dos poucos cabelinhos com que nasceu até ao crescimento em farta dos seus cabelinhos castanhos claros. aprendi a fazer sopas!!! nunca fui dada ao gosto pela cozinha mas fui 'obrigada' a conhecer os legumes e ter a despensa em dia com iogolinos, bolachinhas, frutinhas... uma variedade de alimentos que antes me passavam ao lado na prateleira de supermercado. já tem dois dentinhos! dois! cresceram ao mesmo tempo os dois dentinhos de baixo. tirei fotografia, claro! como todas as mães também aprendi a ter a memória do telefone sem espaço pelas mil fotografias e vídeos que tiramos apenas porque sim. ir ao cinema. que saudades tenho de ir ao cinema à sexta feira ou sábado à noite e comer pipocas até fartar nos primeiros 15 minutos de filme. ser mãe também mudou a minha cabeça. além do cansaço, (sim, ele existe) deixei de ter "tempo" até para me preocupar com coisas supérfluas. mesmo o esquecimento não permite grandes preocupações pois a minha cabeça (pós parto) faz lembrar uma aragem no deserto! acho que até fiquei desléxica. não sei se é bem o termo correto mas passei a baralhar-me mais ao falar. ser mãe é isto e muito mais mas traz consigo uma carga de amor que só uma mãe ou um pai pode saber. é não haver espaço a rancor e quando nos zangamos sabemos que o amor por aquele pequeno ser é maior que tudo o que pode existir e perdoamos até um xixi na roupa que acabámos de vestir e que por conseguinte, estava limpa e passada. a minha prenda de aniversário (vou contar-vos!) foi um jato de leite por cima das minhas botas, lenço e casaco logo pela manhã ao deixar o príncipe na creche. ser mãe também é isto! ❤

Comentários

  1. É tão bom passar por tudo isso, mesmo que tenha momentos complicados, deve saber por tudo nesta vida :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que o fato de te trocares a falar se deve ao cansaço que vais acumulando ao longo do tempo. Porque a verdade é que a pessoa nunca mais dorme bem depois de ter um filho, há sempre aquele pedacinho alerta para o caso de ele precisar de ti.
    E isto é daquelas coisas que todas as mães acham que os outros estão a exagerar quando na gravidez dizem "aproveita para dormir agora, nunca mais o vais fazer" e que depois descobrem que é a maior verdade de sempre. ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado que devia ser devido ao cansaço... mas realmente faz todo o sentido! :o

      Eliminar
  3. Uma imagem amorosa!
    R: Podes sempre colocar verniz transparente que ajuda a não fazer alergia :)

    PS: segui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :b

      Já coloquei efetivamente mas não deu muito resultado :(

      Eliminar
  4. Não é dislexia é mesmo cansaço!! É uma grande e aventura maravilhosa para toda a vida, mas não é esquecer que mãe também precisa descansar e de tempo para ela!! Beijinhos e prepara as costas para quando vier a fase do querer andar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado que podia ser realmente o cansaço... Aiii...! Não sei se estou preparada Ahahahah :b

      Eliminar
  5. Verdade que o cansaço toma conta de nós, nos primeiros tempos.
    Aproveita ao máximo que passa tudo muito depressa.
    Não tarda muito está a namorar:)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magui, não me faças perder horas de sono a pensar em aturar uma nora, please! :o

      Eliminar
  6. É uma aventura imprevisível, mas, acredito, cheia de significado *-*

    ResponderEliminar
  7. Que texto tão bonito minha querida!!! Cansativo, mas incomparável :)
    Muitos Parabéns por este post, por vocês. Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tão bom *-* que tudo corra bem, beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Identifico-me tanto com este post!
    O meu pequeno acabou de fazer 6 meses e o cansaço acumulado vai pesando, embora tudo valha tanto a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena! :D mas o cansaço por vezes vence-nos mas o baby lá sorri e passa tudo +.+

      Eliminar
  10. Oh, que texto maravilhoso! Que sentimento tão lindo e puro! A maternidade é tão bonita!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  11. ser mãe é a maior bênção do mundo!!! é um sonho realizado, é o completar na nossa existência enquanto mulheres! mas educar é a tarefa mais difícil que podíamos ter, porque na realidade queremos encher o rebentos de mimos mas não podemos porque temos de educar, queremos poder rir das traquinices mas não podemos porque temos de educar. NA realidade gostava de ser avó dos meus filhos!!! :D apesar de todas as dificuldades não fazia nada diferente. os meus rebentos são o meu mundo e tudo passa quando nos abraçam e entre baba da chucha e um ar sonolentos nos dizem de manhã, amo-te muito mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opaaaaah tão verdade! Educar é a parte chata mas depois vê-los a seguir os nossos conselhos e a agir em conformidade com os nossos ensinamentos também nos enche o coração! :b vou ser uma avó tão babada! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Diz-me o que pensas... ❤

Mensagens populares deste blogue

Amor para a vida toda

escrevo-vos ainda na última noite passada na cama da maternidade. sim, já nasceu! a sensação? única. maravilhosa. inexplicável. avassaladora. não sei como  dizer da melhor forma que é bom demais!

Sunshine Blogger Award

fui nomeada para o sunshine blogger award pela Titica ! obrigada desde já por te teres lembrado de mim! é um prazer enorme participar neste ciclo.

O que se ouve por aí

enquanto se está grávida ouve-se um pouco de tudo. quando o bebé nasce e pensamos que as "opiniões alheias" terminaram, eis que não! escolhi algumas dessas "sugestões":